29 de jan. de 2012

20 Dicas Para Economizar na Compra do Material Escolar

Especialistas mostram como transformar essa tarefa de início de ano em um gostoso - e não tão caro - programa familiar

Antes de sair de casa, veja se a loja dá desconto se você levar seus materiais usados

Comprar material escolar para os filhos não costuma ser um motivo de alegrias. Além de ser um sinal de que as férias estão acabando, o gasto muitas vezes pode gerar um rombo no orçamento familiar, sem contar o tempo necessário para pesquisar preços e ir até as lojas para fazer as compras.

Mas nada disso precisa ser um martírio. Especialistas do Procon-SP e da DSOP Educação Financeira dão 20 dicas para economizar e transformar o compromisso escolar em um gostoso programa familiar.

Antes de sair às compras
1) Faça uma caça aos materiais espalhados pela casa. Chame seus filhos para uma brincadeira, em casa mesmo, em que devem fazer uma caça a materiais que sobraram dos anos anteriores. “Vejam gavetas, armários, escrivaninhas e bolsas e procurem por itens que podem ser aproveitados,” diz Reinaldo Domingos, educador financeiro da DSOP.

Faça deste dia uma oportunidade de começar a inserir a educação financeira em sua casa. Para animar as crianças, personalize os materiais velhos para que sejam reutilizados de uma forma que agrade à criança. “Faça um ‘caderno da família’, por exemplo, com as folhas que sobraram de vários outros. Imprima uma foto do gosto de seu filho, cole na capa e plastifique. É uma forma de ensinar a criança a não desperdiçar,” diz Domingos.

2) Estabeleça prioridades financeiras que venham antes do material escolar. No mesmo dia, ou assim que possível, reúna toda a família e liste os sonhos que todos querem conquistar durante o ano.Juntos, vejam quanto custará realizar cada um deles e mostre para as crianças que a economia com o material escolar pode ajudar na busca pelos sonhos.

“Se querem viajar, comprar um computador, uma bola, um I-Pad, digam para a criança que uma parte será tirada do material. O ideal é que o sonho seja a prioridade delas,” afirma Domingos. Ainda que as duas dicas acima possam tomar um ou dois dias, "um dos segredos da compra bem sucedida é ter tempo," diz.

27 de jan. de 2012

Imposto Escondido

As férias acabaram e junto com elas vêm os gastos com material escolar. Cadernos, canetas, lápis também possuem impostos. E possuem muitos impostos embutidos.

Veja a lista de alguns dos produtos mais vendidos nessa época de volta às aulas:


Agenda: 43% de imposto embutido no valor final do produto
Caderno: 35% de imposto embutido no valor final do produto
Lápis: 35% de imposto embutido no valor final do produto
Caneta: 47% de imposto embutido no valor final do produto
Lapiseira: 35% de imposto embutido no valor final do produto
Borracha: 43% de imposto embutido no valor final do produto
Tesoura: 44% de imposto embutido no valor final do produto
Régua: 45% de imposto embutido no valor final do produto
Estojo:40% de imposto embutido no valor final do produto
Pasta: 40% de imposto embutido no valor final do produto
Apontador: 43% de imposto embutido no valor final do produto
Cola: 43% de imposto embutido no valor final do produto
Livro escolar: 16% de imposto embutido no valor final do produto

Fonte: Impostômetro Br

24 de jan. de 2012

Como Comprar na Internet

0- Compare Preços: Procure comparar o preço do produto de desejo em vários sites, inclusive em lojas físicas. Alguns produtos são mais baratos na internet e outros não. Utilize sites comparadores de preço, tais como www.buscape.com.br, www.jacotei.com.br e outros.

1- Nome Conhecido: Escolha sempre um site conhecido e que você já tenha ouvido falar. Dê preferência a um site que tenha loja física, pois algumas permitem a retirada na própria loja e inspira maior segurança.

2- Frete: Cuidado, o frete pode fazer com que o preço do produto escolhido torne-se inviável. Dependendo do valor da compra o frete é grátis. É bom observar este item até o final, já aconteceu comigo de chegar ao final de uma compra e o frete ser contabilizado, apesar de ser anunciado como grátis.

3- Segurança: O site conhecido já é uma boa garantia de segurança, mas é sempre bom tomar precauções. Um bom antivírus (pode ser gratuito) pode te ajudar para que você não entre num site clonado e faça uma compra que nunca irá chegar. NUNCA, eu disse NUNCA faça compras e/ou forneça dados sigilosos em uma "Lan House".

4- Pagamento: Existem várias formas de pagamento, tome cuidado na hora de fornecer dados do seu cartão de crédito. O anti vírus já te ajudará a não ser espionado nesta hora. Caso você possa comprar a vista, opte pelo boleto bancário. Imprima este boleto, entre em seu banco de preferência e pague fornecendo os dados do boleto dentro do site do banco. Esta é uma forma muito segura e ainda pode ter desconto. Nunca confirme dados sigilosos via e-mail, a loja nunca pede isso.

5- Estoque: Seu produto pode ter acabado mesmo você já tendo feito o pagamento. Do tempo de contabilizar o pagamento e efetivarem a sua compra o produto pode ter acabado. Lembre-se, não é só você que está comprando é o mundo inteiro e o site só separa o produto após a operadora ou o banco efetivar o pagamento.

6-  Prazo de Entrega: Acredite sempre desconfiando do prazo fornecido. A entrega depende de vários fatores, então quando um site falar dias úteis, sempre acrescente 2 dias e não contabilize a segunda feira e a sexta feira. Os sites fornecem links para você acompanhar a entrega de sua compra, é uma boa, mas já recebi produtos onde o site só contabilizou a entrega após 3 dias e a mercadoria já estava na minha casa. Se tiver pressa, compre com antecedência. Quando o prazo de um produto for maior que o outro, pode significar que o site não tem a sua mercadoria e irá contactar o fornecedor, ou seja, mais demora e talvez o produto não chegue.

7- Reclamações: Se algo deu errado, as melhores lojas são aquelas que tem chat ao vivo (ao morto só comprando um caixão) e telefones gratuitos, o famoso 0800. O número 0300 é cobrado como ligação local. As ligações telefônicas são gravadas e você poderá gravar o diálogo feito no "Chat", isto o ajudará quando resolver reclamar de novo (vai acontecer). Não esqueça de anotar todos os protocolos, pois é com ele que você será identificado. Se possível salve a tela do produto, guarde comprovantes, tudo que puder servir de informação caso você tenha que acionar o PROCON.

23 de jan. de 2012

Como Comprar um Carro Usado

A compra de um carro usado pode significar um bom custo benefício e economizar um dinheirinho. Tome cuidado com certos detalhes:
  • Verifique se o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) está em dia e se não existe nenhuma multa a ser paga.
  • A transferência do carro para o novo dono tem custo, se prepare para isto.
  • Se o carro foi financiado, verifique como estão os pagamentos, para que você não tenha o seu carro tomado.
  • Checar se as revisões preventivas foram feitas.
  • Verifique se não há nenhuma reclamação judicial sobre o modelo, verificar se os impostos foram pagos e se não há nenhum parcela pendente. Com o número de RENAVAM, é possível consultar as pendências judiciais.
  • Olhe o preço médio do carro que você quer comprar no site http://www.fipe.org.br para não pagar demais.
 Abaixo algumas dicas para você verificar na hora da compra.

22 de jan. de 2012

10 Atitudes de Pessoas Criativas

Criatividade não é meramente uma questão de técnicas e habilidades, mas sobretudo de uma atitude mental no trato de problemas e de idéias. Mesmo para alguém versado nas técnicas de criatividade (Brainstorming, Mapa Mental, SCAMPER, TRIZ, etc.), sem uma atitude mental correta, estas técnicas não produzirão resultados. Para serem eficazes, as técnicas de criatividade precisam ser acompanhadas de atitudes que nos levem a ver o mundo sob diferentes perspectivas e a trilhar caminhos nunca antes tentados.

Algumas atitudes mentais essenciais para o pensamento criativo são apresentadas a seguir.

1. Curiosidade
Criatividade requer uma disposição permanente para investigar, procurar entender e obter novas informações sobre as coisas que nos cercam.Curiosidade Para se tornar uma pessoa mais criativa você deve aprender a perguntar “por quê?” e “e se…?” e incorporar estas perguntas ao seu modo de vida. Infelizmente, com a maturidade perdemos aquela atitude inquisitiva da infância, quando não dávamos trégua aos nossos pais, querendo saber o porquê sobre tudo. Faz-se necessário estimular a volta desta curiosidade natural, anulada pela escola, pela família e pelas empresas.

2. Confrontando desafios
As pessoas criativas não fogem dos desafios mas os enfrentam perguntando “como eu posso superar isto?”. Elas têm uma atitude positiva e vêem em cada problema uma oportunidade de exercitar a criatividade e conceber algo novo e valioso.

3. Descontentamento construtivo
As pessoas criativas têm uma percepção aguda do que está errado no ambiente em volta delas. Contudo, elas têm uma atitude positiva a respeito desta percepção e não se deixam abater pelas coisas erradas. Ao contrário, elas transformam este descontentamento em motivação para fazer algo construtivo. Santos Dumont era um entusiasta dos balões mas não estava satisfeito com suas limitações e não descansou até inventar uma aeronave dirigível.

4. Mente aberta
Criatividade requer uma mente receptiva e disposta a examinar novas idéias e fatos. As pessoas criativas têm consciência e procuram se livrardos preconceitos, suposições e outros bloqueios mentais que podem limitar o raciocínio. Quem vê um celular apenas como um telefone, jamais pensaria em agregar ao aparelho outras utilidades como fotografia, GPS, e-mail e MP3.

21 de jan. de 2012

Descubra Qual é o Seu Tipo de Salário

SALÁRIO CEBOLA
-Você pega, olha e chora...

SALÁRIO CAFAJESTE
-Não te ajuda em nada, só te faz sofrer,mas você não vive sem ele.

SALÁRIO BRASIL
- Voce acha que um dia ele vai melhorar...

SALÁRIO FUTEBOL
-É uma caixinha de surpresa.

SALÁRIO CAMISINHA
-Tira o seu tesão.

SALÁRIO BROXA
-Na hora que você mais precisa ele te decepciona.

SALÁRIO REGIME
-Com ele, você come menos.

SALÁRIO  ATEU
-Você prefere nem acreditar...

SALÁRIO SURFISTA
-Sóóóó...

SALÁRIO EJACULAÇÃO PRECOCE
-Quando entra, já acabou.

SALÁRIO MENSTRUAÇÃO
-Vem uma vez por mês e dura menos de uma semana
isso quando não atrasa pra assustar todo mundo.

Qual é o seu?

Fluxograma da Procrastinação


O Ciclo da Procrastinação


Procrastinação

Procrastinação é o ato de esquivar-se de uma tarefa que necessita ser realizada. É o mau hábito de deixar para amanhã o que pode ser feito hoje. Isto pode nos levar a ter sentimentos de culpa, desajuste, depressão e baixa autoestima. A procrastinação pode ocasionar consequências dolorosas, como o insucesso profissional e a frustração nos assuntos e negócios particulares.
Procrastinação não é simplesmente uma forma de preguiça. Ela surge por razões variadas, incluindo:
  • fuga de experiências negativas
  • falta de capacitação
  • medo de comentários e avaliações de terceiros
  • hostilidade à tarefa ou à pessoa que a solicitou.
  • pessimismo
  • depressão
  • perfeccionismo
  • passividade
  • necessidade de aceitação
  • baixa tolerância às frustrações
  • sentimento de injustiça
  • sobrecarga

Sinais de alerta
A tendência de deixar para depois as tarefas mais difíceis e desagradáveis está sempre presente e o combate à procrastinação exige um alerta constante. Os verdadeiros procrastinadores apresentam cinco comportamentos reveladores:
  1. Superestimam o tempo necessário para realizar alguma coisa.
  2. Superestimam o tempo disponível para realizar alguma coisa.
  3. Superestimam o quanto estarão motivados para realizar alguma coisa mais tarde.
  4. Acreditam erradamente que não é recomendável trabalhar numa tarefa quando não estão muito bem dispostos a fazê-la.
  5. Acreditam erradamente que, para ter sucesso numa tarefa, eles têm que desejar fazê-la.

Como combater a procrastinação?
A procrastinação começa com alguma espécie de sentimento negativo que nos desvia das tarefas importantes. Se você puder reconhecer e reformular alguns destes sentimentos de ansiedade e dúvidas, você poderá elaborar um plano para combater a tendência à procrastinação e gerenciar melhor o seu tempo.
Problema Solução
Perfeccionismo e expectativas irreais: Pensar que você não fez o melhor que possivelmente poderia fazer. O trabalho nunca está suficientemente bom para ser entregue.
  1. Pare de procurar a perfeição a qualquer custo.
  2. Defina um prazo firme para terminar.
  3. Comece logo e faça o melhor que você conseguir neste prazo.
  4. Examine e corrija mais tarde.
Medo de falhar: Pensar que se não fizer o melhor, você é um fracassado. Ou pensar que, se falhar num teste, você, como pessoa, é um fracasso, ao invés de pensar que você é uma pessoa normal que falhou num teste.
  1. Reflita sobre a falha e use-a para aprender. Como posso fazer melhor na próxima vez?
  2. Aplique o que aprendeu na próxima tarefa ou teste.
Achar a tarefa enfadonha: Ficar paralisado pensando nos aborrecimento que terá na execução de uma tarefa tediosa e cansativa.
  1. Focalize suas prioridades e objetivos.
  2. Concentre-se nos resultados a serem obtidos.
  3. Prometa a si mesmo uma recompensa pela execução da tarefa, alguns momentos de relaxamento.
Medo e ansiedade: Sentir-se esmagado pela complexidade e tamanho da tarefa e com medo de falhar. Como resultado, você gasta muito de seu tempo angustiado com o que tem a fazer, ao invés de agir.
  1. Divida a grande tarefa em tarefas menores.
  2. Estabeleça metas específicas e realize uma de cada vez.
Dificuldade de concentração: Sentado à sua mesa, você se vê a sonhar, flutuando no espaço, navegando pela Internet sem propósito, etc., ao invés de se dedicar à sua tarefa.
  1. Esforce-se para fazer algo e dar a partida: organize seu local de trabalho; leia ou revise o que já foi feito.
  2. Comprometa-se a trabalhar na tarefa pelo menos 10 minutos.
  3. Comprometa-se com mais 10 minutos e assim por diante, até engrenar.
Fraco gerenciamento do tempo: Procrastinação significa que seu tempo não está sendo administrado com inteligência. Você pode estar inseguro quanto às suas prioridades, objetivos e metas. Como resultado, você se dedica a tarefas menos importantes, sem planejamento.
  1. Defina suas prioridades de acordo com a importância e urgências das tarefas.
  2. Prepare sua lista de coisas a fazer, de acordo com as prioridades definidas.
  3. Siga seu planejamento e não o que seria mais agradável fazer.
Problemas pessoais: dificuldades financeiras, conflitos no trabalho, problemas familiares ou amorosos, etc. Procure um conselheiro, um profissional ou um amigo que possa ouvi-lo e orientá-lo.

Fonte: Site  Criatividade e Inovação Publicado em janeiro 9, 2010

20 de jan. de 2012

Viciado em Trabalho

Um Viciado em Trabalho não tem quarto............ Tem escritório!
Um Viciado em Trabalho não tem amigos........... Tem contatos!
Um Viciado em Trabalho não tem vida............... Tem carreira!
Um Viciado em Trabalho não tem sonhos........... Tem projetos!
Um Viciado em Trabalho não tem encontros....... Tem reuniões!
Um Viciado em Trabalho não toma cerveja......... Toma decisões!
Um Viciado em Trabalho não faz sexo................ Descarrega o stress!
Um Viciado em Trabalho não navega na Internet... Faz pesquisas!
Um Viciado em Trabalho não tem domingo.......... Tem hora extra!

Por último, fique tranquilo: Um Viciado em Trabalho não fica lendo blogs... Ele Trabalha!

Ou seja, não é o seu caso, né?... :)

Teste das Finanças Para Início de Ano


1. O que você ganha por mês é suficiente para arcar com os seus gastos?

a) ( ) Consigo pagar minhas contas e ainda guardo mais 10% dos meus
ganhos todo mês.

b) (  ) É suficiente, mas não sobra nada.

c) ( ) Gasto todo o meu dinheiro e ainda uso o limite de cheque
especial ou peço emprestado para parentes e amigos.

 2. Você tem conseguido pagar suas despesas em dia e à vista?

a) (  ) Pago em dia, à vista e em alguns casos com bons descontos.

b) (  ) Quase sempre, mas tenho que parcelar as compras de maior valor.

c) (  ) Sempre parcelo meus compromissos e utilizo linhas de crédito
como cheque especial, cartão de crédito e crediário.


3. Você realiza seu orçamento financeiro mensalmente?

a) (  ) Faço periodicamente e comparo o orçado com o realizado.

b) (  ) Somente registro o realizado, sem analisar os gastos.

c) (  ) Não faço meu orçamento financeiro.

19 de jan. de 2012

7 Lições de Empresários Emergentes

1. Preste atenção às pequenas necessidades
O pequeno empreendedor das classes emergentes consegue crescer percebendo pequenas necessidades não atendidas e chances de vender algo ligeiramente melhor do que o que já existe. O segredo é lembrar que, com uma economia cada vez mais complexa, surgem nichos dentro de nichos. O mecânico industrial Almir Lopes, de Sumaré, São Paulo, montou uma oficina móvel numa perua a fim de oferecer serviços de conserto e afiamento de ferramentas profissionais. Nesse nicho, Lopes teve de se especializar em cada segmento que pretendeu explorar, como açougues, marcenarias e, recentemente, pet shops, cada um com sua necessidade.

2. Use dinheiro emprestado como água na Caatinga
Cartão de crédito, cheque especial, limite... Não importa o nome, dinheiro emprestado não é dinheiro seu. Isso significa que ele precisa ter uso controlado, resultado concreto e devolução conforme o previsto. O Banco do Nordeste oferece linhas de microcrédito a 500 mil pessoas. Elas usam bem o capital. Dos microempreendedores considerados pobres no momento em que pegaram esse dinheiro emprestado, mais de 60% conseguiram ultrapassar a linha da pobreza. E a inadimplência fica abaixo de 2%.

3. Se você não é tão forte, seja flexível
Pequenos negócios das classes C e D sofrem duramente com mudanças no ambiente – nos hábitos de consumo, nas leis, na economia. A receita para enfrentar a volatilidade é avaliar o mercado constantemente e não deixar a cintura endurecer. Nara da Rosa, hoje dona da padaria Furabolo, em Pelotas, Rio Grande do Sul, teve uma loja de roupas por sete anos. Aí chegaram os concorrentes maiores, e ela percebeu que não conseguiria sustentar uma guerra de preços com eles. Fez bem. “Empreendedor de sucesso é aquele que consegue mudar o foco se necessário”, diz Rodrigo Teles, diretor da Endeavor.

4. Faça networking – com objetividade
Dificilmente um empreendedor emergente dirá que faz “networking” (o cultivo de contatos profissionais que podem ajudá-lo no futuro). Mas é exatamente o que a maioria deles faz, em geral de forma mais organizada, frequente e prática do que os profissionais de grandes empresas. Em vez de investir tempo em eventos sociais e trocar cartões, o emergente busca contatos que possam lhe trazer oportunidades, informações e serviços. Um exemplo são as associações, como a Zumbi dos Palmares, que reúne 22 artesãs em Colombo, no Paraná. “Lá a gente aprende coisas que não dá para aprender sozinha e cada uma ganha mais com isso”, diz Denise Ramos.

5. Tenha sempre um recurso extra para emergências
O pequeno empreendedor emergente já viveu ou já viu de perto os efeitos da falta de emprego, de infraestrutura e de serviços básicos – e sabe a importância de ter uma rede de segurança independente de familiares. Helena dos Santos, de Monteiro Lobato, São Paulo, é casada e conta com a agricultura de subsistência no sítio da família. Com a apicultura, porém, tornou-se capaz de ganhar dinheiro sem precisar pedir ao marido. “É um dinheirinho meu”, diz. “Toda pessoa precisa ter um dinheiro próprio para o caso de aparecer algum problema no futuro.” A lição vale para famílias de todas as classes.

6. Aproveite ao máximo os recursos que tem
Quem escapa da pobreza precisa de resultados rápidos – afinal, não há recursos sobrando que possam ser desperdiçados em tentativas fracassadas. Esse empreendedor evita adiar projetos à espera da obtenção dos recursos ideais. Em vez disso, avalia o que existe a seu dispor. “Eu sabia fazer calcinhas e meu marido tinha um Fusca. Sugeri que ele fosse vender em outras cidades”, afirma Onélia de Mello, dona de uma confecção de lingerie em Minas Gerais. Ela também melhorou seus produtos com engenharia reversa: comprava peças bonitas e as descosturava para aprender como haviam sido feitas.

7. Aprenda, mas busque valor no que já conhece
O cearense Francisco Araújo trabalhou por seis anos em uma fábrica de antenas. Quando a empresa deixou Fortaleza, ele decidiu ficar e aproveitar sua experiência, fabricando antenas nos fundos de sua casa. Deu certo. O pesquisador Benson Honig, da Universidade Stanford, nos EUA, estudou pequenos empreendimentos na Jamaica e constatou que esse tipo de conhecimento prévio é um fator de sucesso tão importante quanto a capacitação do empreendedor. Entram nessa conta conhecimentos sobre um tipo de cliente, um grupo ou uma demanda.

10 Táticas de Avançar na Carreira

1. TEM DE SABER FAZER TUDO
Fazer bem o trabalho habitual não é suficiente. O funcionário precisa se mostrar capaz de realizar múltiplas funções. “Nosso profissional de vendas também deve saber montar uma base de dados com informações de mercado e traçar uma estratégia de marketing com essas informações”, afirma Deli Matsuo, diretor de RH do Google. Funcionários da base, como atendentes em lanchonetes do McDonald’s, também devem aprender de tudo se tiverem pretensões de ascender. “Um atendente pode chegar a executivo, mas antes deve aprender todas as funções”, diz Sheila Leme, gerente nacional do McDonald’s.

2. TENHA O ESPÍRITO DA GERAÇÃO Y
Apesar de o conceito restringir esse grupo às pessoas nascidas a partir de 1980, ou ainda depois, é possível ter características da geração Y em qualquer idade. Faz parte desse grupo quem consegue realizar várias tarefas ao mesmo tempo, desafia regras a fim de inovar, gosta de estruturas flexíveis e assimila facilmente mudanças tecnológicas, sociais e comportamentais. Apesar de o Google rejeitar o rótulo, a maior parte de seus funcionários se enquadra na descrição. “Esperamos que nossos funcionários contestem as decisões de seus líderes, que não se contentem com o convencional e acompanhem o ritmo de mudanças da sociedade”, afirma Deli. (Atenção: em empresas tradicionais e hierárquicas, seguir esse conselho pode ser prejudicial.)

3. SIM, BONS RESULTADOS AINDA CONTAM MUITO
Em qualquer empresa, os primeiros a ser promovidos são os que consistentemente apresentam bons resultados. Nas mais agressivas, como a AmBev, isso é claro: as metas de produtividade devem ser quebradas constantemente (o que exige esforço extraordinário). Para compensar os sacrifícios, esse tipo de empresa tende a oferecer salários e benefícios bem acima da média. “Para vencer aqui, é preciso estar alinhado com nossa política de superação de metas”, afirma Thiago Porto, diretor de desenvolvimento de pessoas da AmBev.

4. GANHA MAIS QUEM SE PREOCUPA COM OS OUTROS
Cada vez mais as empresas vêm valorizando quem se envolve realmente com programas sociais e ambientais transformadores. “Nós sondamos as opiniões dos candidatos sobre os temas sociais e damos prioridade aos que tiveram algum engajamento, como trabalho em ONGs e programas de voluntariado”, afirma Milton Pereira, da Serasa Experian. Faz sentido. Esse profissional geralmente é mais apto a fazer com que os produtos e serviços da companhia atendam às necessidades do mercado.

18 de jan. de 2012

10 Passos Para Quitar Suas Dívidas

Planejamento é fundamental para começar a quitar débitos.
Uma das dicas é enxergar o tamanho da dívida e traçar estratégia.
Confira na tabela os dez passos para liquidar os débitos e abaixo o texto completo para você colocar as orientações em prática. Clique na figura para ampliar.



Fonte: Mara Luquet, colunista de finanças pessoais do Jornal da Globo e autora do livro ‘Tristezas Não Pagam Dívidas’

17 de jan. de 2012

10 Dicas Para Usar as Redes Sociais a Seu Favor

1. Informe-se sobre as regras e políticas de uso da sua empresa para as redes sociais durante o período de trabalho;
2. Não fale mal do seu trabalho  ou elogie empresas concorrentes nas redes sociais;
3. Poste assuntos que sejam relevantes para seus seguidores;
4. Pense nas consequências do seu post antes de publicá-lo;
5. Se estiver desempregado, acompanhe perfis que divulgam vagas;
6. Mostre que domina a rede social que está usando;
7. Coloque no currículo o endereço de redes sociais relevantes que participa ou de blog pessoal*;
8. Evite dividir opiniões polêmicas, principalmente as que envolvam qualquer tipo de preconceito;
9. Analise qual é a importância das redes sociais na sua área de atuação e jogue com isso;
10. Participe, também, de redes sociais que são voltadas apenas para a área profissional.

Fontes: Ana Luiza Mano e Carolina Stilhano

16 de jan. de 2012

8 Passos Para se Livrar das Dívidas

1) Calcule o tamanho da dívida     Peça à empresa ou ao banco que concedeu o empréstimo um demonstrativo com os valores discriminados da dívida total. O ideal é ter os documentos com os valores de todas as dívidas adquiridas.
2) Cheque os valores a serem pagos     Avalie quais são as taxas e valores cobrados junto com as dívidas. Veja se todas as cobranças estão dentro do estabelecido no contrato, inclusive a taxa de juros. É possível que haja cobranças indevidas. Caso tenha dificuldade em fazer essa avaliação, procure especialistas ou órgãos de defesa do consumidor para ajudar.
3) Renegocie      Com os valores da dívida em mãos, retorne ao local em que ela foi adquirida e peça uma renegociação. Chore por descontos, melhores juros e prazos maiores, pois o credor tem interesse em receber o dinheiro.
4) Busque empréstimos mais baratos     Outra opção é pesquisar um empréstimo mais barato. Se a dívida é no cartão de crédito ou no cheque especial, que têm juros altos, pesquise outras taxas, como as do crédito consignado, que costumam ser menores. Feito isso, quite a outra dívida e organize-se para pagar a nova. Também é possível fazer acordos com parentes para emprestarem o dinheiro.
5) Organize o orçamento     Paralelamente ao cálculo e pagamento da dívida atual, é preciso organizar o orçamento para não fazer novas dívidas. Calcule quais são as despesas e ganhos mensais e coloque tudo no papel.
6) Corte gastos     Considere quais são os gastos essenciais (como alimentação do dia a dia), os básicos (como despesas com moradia), os contornáveis (que trazem benefícios, mas podem ser descartados, como academia) e os desnecessários (que não fazem falta no dia a dia). Corte primeiro os gastos desnecessários, passando depois para os demais, se for preciso.
7) Busque alternativas de renda     Se mesmo com os cortes ainda estiver difícil manter as despesas mensais, busque alternativas de renda, como dar aulas, vender produtos etc. Avalie bens que possam ser vendidos, como carro, terreno e joias, para ajudar ou no pagamento da dívida ou nos gastos do dia a dia que não podem ser cortados.
8) Eduque-se financeiramente     Organize-se financeiramente para não voltar a ficar endividado. Fazer um orçamento mensal e anual é indicado. Use o cartão de crédito de forma inteligente, ou seja, para organizar as finanças e concentrar o pagamento das contas mensais. Organize-se para pagar sempre todo o valor da fatura, e não somente o valor mínimo. O cheque especial deve ser usado apenas em casos de emergência, como gastos com saúde.

Fonte: Fabio Gallo Garcia, professor de finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC) e Carlos Daniel Coradi, da EFC Engenheiros Financeiros & Consultores

13 de jan. de 2012

Dicas para o 1º Emprego

Dicas para a entrevista, dinâmica e no trabalho, para o seu 1º emprego. Clique com o botão direito em cima da imagem e escolha "exibir imagem" ou algo parecido, para mostrá-la no seu tamanho real.


Planilha de Orçamento Doméstico

Planilha para manter o controle das despesas caseiras. Excelente ferramenta para quem quer manter o controle sobre as finanças. Ótima ferramenta onde você insere as despesas e receitas e a planilha mostra seu orçamento, gráficos variados e outras coisas.

Para Baixar: Clique Aqui

Planilha de Financiamento

Excelente planilha que calcula as prestações de um financiamento. Você insere o valor seu financiamento, a taxa de juros e o número de prestações, a planilha informa o valor de cada prestação. Ainda tem a possibilidade de preencher o valor das prestações e a planilha calcular o juros que você irá pagar. Muito funcional.

Para Baixar: Para Baixar

12 de jan. de 2012

11 Dicas Para Economizar Neste Ano

1- Faça uma planilha com todos os gastos (por 30 dias), onde devem
constar até mesmo passeios, lanchinhos, gorjetas, etc;

2- Coloque em sua planilha os valores típicos de início de ano, como
IPTU, IPVA, material escolar. Também não esqueça gastos como
presentes, aniversários, licenciamento de veículo, viagens, dentre
vários outros;

3- Coloque em seu orçamento mensal as parcelas das despesas do fim do ano passado (parcelas no cartão, gastos com presentes, crediários, etc), caso
tenha, também coloque valores de dívidas e outros parcelamentos
feitos, assim verá que o dinheiro disponível para iniciar este ano será
menor e se controlará melhor;

4- Estabeleça os sonhos (objetivos) e prazos para realizá-los (esses
podem ser de curto, médio e longo prazo), depois os coloque em seu
orçamento mensal deste ano os valores que terá que poupar para
atingi-los;

5- Acredite, cortando pequenos gastos que não contabilizamos no nosso
cotidiano e outros supérfluos, é possível destinar parte de seus
rendimentos (de 10 à 20%) para começar a poupar, sempre atrelando essa
poupança a um sonho ou objetivo;

Compras: Controlado ou Descontrolado

Faça o teste e descubra se você é controlado ou não na hora das compras.


Casamento com Amor e Prosperidade


Oito dicas para manter um casamento com amor e, principalmente, prosperidade

1. Conversar sobre projetos e dinheiro não mata o romance
Dinheiro é apenas um meio para realizar fins, mas casais têm dificuldade para tratar do tema. As jornalistas de economia americanas Paula Szchuman e Jenny Anderson, para escrever o livro Spousonomics (sobre a aplicação de princípios econômicos aos relacionamentos), ouviram casais de várias regiões dos Estados Unidos. Eles também encontraram evidências de dificuldade de comunicação: 42% dos casados disseram já ter escondido informações financeiras importantes do parceiro. Entre os motivos alegados estão a vergonha e o medo de provocar uma discussão.

Se quiser evitar esse tipo de zona proibida nas conversas em seu casamento, não é bom policiar os gastos do outro – um erro comum e gerador de conflitos, principalmente entre casais jovens, segundo o psiquiatra Luiz Cuschnir, chefe do grupo de estudos de gênero do Hospital das Clínicas de São Paulo. Um jeito mais produtivo de os dois se acostumarem com esse tipo de conversa é partir dos temas mais simples, como os gastos fixos da casa, para depois chegar aos mais complexos, como investimentos e projetos de longo prazo.

Um estudo feito pela Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, avaliou a qualidade dos relacionamentos, mas no aspecto financeiro, entrevistando 1.734 casais. Em vez de avaliar a situação dos casais, a pesquisa limitou-se a perguntar quão importante eles consideram o dinheiro. Quem respondeu que o dinheiro era muito importante também foi mal em uma série de indicadores de felicidade conjugal. Os pesquisadores concluíram que os casais “dinheiristas” têm pior relacionamento. Outra conclusão possível é que os casais que dão muita importância ao dinheiro são justamente os mais quebrados, e também os mais infelizes.

2. Comece a aprender logo no namoro
Os sinais emitidos pelo parceiro durante o namoro sobre como ele lida com dinheiro podem ter parecido pouco importantes, entre todos aqueles beijos, mas estavam lá. Quando o assunto é organização financeira, o outro também formou um jeito de ser ainda na infância. É difícil para os apaixonados em começo de relacionamento tratar de hábitos de consumo e investimento. Num relacionamento saudável, esse tipo de conversa deve se tornar progressivamente mais fácil. A psicóloga Cleide Guimarães recomenda que o enamorado se faça algumas perguntas, se estiver disposto a avançar no relacionamento. Algo relacionado a dinheiro me incomoda na família do outro? O namorado (ou namorada) se comporta como a família? O que gostaria de mudar nela ou nele? Aceitaria mudar por ela (ou ele)? Respostas francas ajudam a definir o rumo, os termos e as expectativas do casamento.

Época das Frutas

Saber a época certa de comprar cada fruta é sinal de economia. Fruta em sua época é mais barata.

11 de jan. de 2012

Como Comprar no Supermercado

   1. Sem desperdício
No supermercado, busque sempre produtos da estação, como frutas e verduras, que além do mais baratas, são mais saborosas. Há ainda a possibilidade de substituir alimentos que estão caros por outros com preços menores e boa qualidade. Por exemplo, se o preço do arroz estiver alto, substitua por uma massa de vez em quando.

   2. Fidelidade dá desconto
Dê preferências aos cartões próprios de hiper e supermercados que oferecem descontos habituais ou progressivos nas compras. Observe também se eles não cobram anuidade. Caso exista essa cobrança utilize seu próprio cartão de créditos. Os cartões de fidelidade servem para que o supermercado conheça o perfil de compra do cliente, assim podem oferecer promoções especificas para este consumidor.

   3. Observe os hábitos
Leve em conta o tamanho e os hábitos de sua família, fazendo uma lista do que realmente precisam e gostam assim, não há o risco de levar produtos desnecessários e que acabarão sobrando na despensa. Essa lista pode conter ainda outros tipos de gastos da família. Com esse controle é possível observar, por exemplo, quantas vezes é viável ir jantar fora? viajar ou ir ao cinema?

   4. Pesquise Sempre
Pesquise os preços em encartes distribuídos dentro dos jornais e bancas próprias na entrada de estabelecimento. Observe ainda os anúncios publicitários em meios de comunicação.

Como Ganhar Dinheiro Inovando

1-    Conceitos
Produtos inovadores não surgem apenas de novas idéias, eles estão relacionados à adoção e implementação de novos conceitos. Há algumas décadas, um computador portátil era visto como supérfluo. Em resumo, é preciso saber em qual ponto mora a resistência do consumidor à inovação.

2-    Demanda
Para inovar, o primeiro passo é detectar as reais demandas potenciais dos consumidores, tendo o cuidado de perceber a diferença entre o que as pessoas dizem que querem e o que estão dispostas a fazer para conseguir algum produto. Não existe escassez de novas idéias.

3-    Consumidor
Poucas empresas analisam o uso que seus consumidores fazem dos produtos. Muitas vezes, menos da metade das funções é utilizada tornando o produto “obeso”. Há muitas razões para empresas investirem em produtos que são muito pouco ou mal aproveitados.

4-    Valor
As empresas inteligentes não apenas se concentram na forma como os clientes compram produtos, mas também em como esses clientes os utilizam e obtêm o valor com eles. É preciso averiguar quão rápido os clientes sentem que recuperam o dinheiro gasto no produto ou serviço.


Jornal A Gazeta, caderno Economia pág. 23, domingo, 19 de outubro de 2008

Perfil do Empreendedor

O perfil de quem faz, ou pretende fazer a diferença ao abrir um novo negócio

•    O empreendedor faz o que deve ser feito antes de ser solicitado ou forçado pelas circunstâncias.

•    Age para expandir o negócio a novas áreas, produtos ou serviços.

•    Aproveita oportunidades fora do comum para começar um negócio, obter financiamentos, equipamentos terrenos, local de trabalho ou assistência.

•    O empreendedor avalia alternativas, calcula riscos deliberadamente.

•    Age para reduzir os riscos ou controlar os resultados.

•    Coloca-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados.

•    O empreendedor encontra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rápidas ou mais barato.

•    Age de maneiras a realizar ações, serviços e produtos que satisfaçam ou excedam padrões de excelência.

7 Dicas Para o Jovem Empreendedor

1- Busca geral
Faça uma busca de informações em, no mínimo, 3 negócios com mais de 5
anos. Fale diretamente com o empreendedor. Quem aprende sempre diz o que
precisamos saber;

2- Vaidade na gaveta
Esteja disposto a abandonar a vaidade em prol do trabalho;

3- Conte com a família
Priorize mais a ajuda da família do que dos bancos;

4- Trabalhe três cenários
Coloque tudo no papel. Montando o plano de negócio ou não, porém calcule
números e trabalhe com 3 cenários: pessimista, mediano e otimista. Esteja
disposto a contar apenas com o pessimista e foque seu capital de giro;

5- Longe do ideal
Cuidado com a idealização. Reduza custos, esteja disposto a multifunções e
lembre-se: uma empresa é bombeada pelo coração (vendas);

6- Enxergue as necessidades
Abra negócios a partir de necessidades. A oportunidade não pode estar
apenas na nossa mente, mas no mercado;

7- Conselhos de quem é próximo
Atenção para os incentivos de pessoas próximas, elas podem não fazer parte
do seu mercado, mas gostam muito de você. Divida com a família a sua
dedicação para o seu novo empreendimento.

FONTE: Luiz Fernando Garcia – consultor especialista em manejo
comportamental, empreendedorismo e negócios.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...