11 de jan. de 2012

Como Comprar no Supermercado

   1. Sem desperdício
No supermercado, busque sempre produtos da estação, como frutas e verduras, que além do mais baratas, são mais saborosas. Há ainda a possibilidade de substituir alimentos que estão caros por outros com preços menores e boa qualidade. Por exemplo, se o preço do arroz estiver alto, substitua por uma massa de vez em quando.

   2. Fidelidade dá desconto
Dê preferências aos cartões próprios de hiper e supermercados que oferecem descontos habituais ou progressivos nas compras. Observe também se eles não cobram anuidade. Caso exista essa cobrança utilize seu próprio cartão de créditos. Os cartões de fidelidade servem para que o supermercado conheça o perfil de compra do cliente, assim podem oferecer promoções especificas para este consumidor.

   3. Observe os hábitos
Leve em conta o tamanho e os hábitos de sua família, fazendo uma lista do que realmente precisam e gostam assim, não há o risco de levar produtos desnecessários e que acabarão sobrando na despensa. Essa lista pode conter ainda outros tipos de gastos da família. Com esse controle é possível observar, por exemplo, quantas vezes é viável ir jantar fora? viajar ou ir ao cinema?

   4. Pesquise Sempre
Pesquise os preços em encartes distribuídos dentro dos jornais e bancas próprias na entrada de estabelecimento. Observe ainda os anúncios publicitários em meios de comunicação.



   5. Aproveite as Ofertas
Fique atento para que a oferta verificada nos encartes publicitários seja inteiramente compatível com a apresentação real do produto no ponto de venda, sobretudo o preço. Qualquer divergência pode caracterizar oferta enganosa e estar passível de denuncia a um órgão de defesa ao consumidor. Esclareça qualquer diferença com o gerente, no local.

   6. Sem Pressa
Não faça compras com pressa, pois é necessário disponibilizar um tempo para comparar preços e marcas. No caso de um eletroeletrônico, por exemplo compare as suas necessidades com o que é apresentado. Muitas dessas mercadorias oferecem recursos pouco utilizados mas que encarecem o preço o preço. No caso dos alimentos, é importante verificar também data de validade e condições da embalagem. Em relação às compras de supermercado , vá sem fome, assim não comprará além do necessário.

   7. Olho Vivo
saiba que as ofertas não querem dizer, necessariamente, preço mais barato: pode significar apenas que o preço daquele produto será mais baixo do que usualmente. Se o critério que você está utilizando para determinada compra é simplesmente o preço do produto, faça uma pesquisa, afinal podem haver outras marcas mais em conta.

   8. Estratégias do Marketing
Fique atento às estratégias de marketing como, por exemplo disposição de uma marca de produto em oferta em corredores centrais, distantes das gôndolas que contenham o mesmo produto com marcas diferentes. Esta manobra faz com que o consumidor deixe de comparar os outros preços para o mesmo tipo de produto, mas de outros fabricantes.

   9. Tamanho é Documento
Não se engane com as embalagens menores. Elas nem sempre são mais baratas proporcionalmente. Observe ainda que os produtos de marcas nacionais, assim como as que levam o nome do próprio estabelecimento, podem ser equivalentes aos importados, com o diferencial de terem preços mais em conta.
  
   10. E na hora de pagar
Quando passar os produtos pelo caixa fique atento aos valores registrados. Havendo diferença entre o que estava informado, prevalece o menor preço.    

Jornal a Gazeta 15/02/2009       Marcos Crivelaro.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...