1- Conceitos
Produtos inovadores não surgem apenas de novas idéias, eles estão relacionados à adoção e implementação de novos conceitos. Há algumas décadas, um computador portátil era visto como supérfluo. Em resumo, é preciso saber em qual ponto mora a resistência do consumidor à inovação.
2- Demanda
Para inovar, o primeiro passo é detectar as reais demandas potenciais dos consumidores, tendo o cuidado de perceber a diferença entre o que as pessoas dizem que querem e o que estão dispostas a fazer para conseguir algum produto. Não existe escassez de novas idéias.
3- Consumidor
Poucas empresas analisam o uso que seus consumidores fazem dos produtos. Muitas vezes, menos da metade das funções é utilizada tornando o produto “obeso”. Há muitas razões para empresas investirem em produtos que são muito pouco ou mal aproveitados.
4- Valor
As empresas inteligentes não apenas se concentram na forma como os clientes compram produtos, mas também em como esses clientes os utilizam e obtêm o valor com eles. É preciso averiguar quão rápido os clientes sentem que recuperam o dinheiro gasto no produto ou serviço.
Jornal A Gazeta, caderno Economia pág. 23, domingo, 19 de outubro de 2008