O perfil de quem faz, ou pretende fazer a diferença ao abrir um novo negócio
• O empreendedor faz o que deve ser feito antes de ser solicitado ou forçado pelas circunstâncias.
• Age para expandir o negócio a novas áreas, produtos ou serviços.
• Aproveita oportunidades fora do comum para começar um negócio, obter financiamentos, equipamentos terrenos, local de trabalho ou assistência.
• O empreendedor avalia alternativas, calcula riscos deliberadamente.
• Age para reduzir os riscos ou controlar os resultados.
• Coloca-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados.
• O empreendedor encontra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rápidas ou mais barato.
• Age de maneiras a realizar ações, serviços e produtos que satisfaçam ou excedam padrões de excelência.
• Desenvolve procedimentos para assegurar que o trabalho seja determinado a tempo e que atenda a padrões de qualidade previamente combinados.
• O empreendedor age diante de um obstáculo significativo.
• Age repetidamente ou muda de estratégia a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstáculo.
• Assume responsabilidade pessoal pelo desempenho necessário para atingir metas e objetivo.
• O empreendedor faz um sacrifício pessoal ou despende um esforço extraordinário para complementar uma tarefa.
• Colabora com empregados ou se coloca no lugar deles, se necessário para terminar um trabalho.
• Se esmera em manter os clientes satisfeitos e coloca em primeiro lugar a boa vontade a longo prazo, acima do lucro a curto prazo.
• O empreendedor dedica-se pessoalmente a obter informações de clientes, fornecedores ou concorrentes.
• Investiga pessoalmente como fabricar um produto ou fornecer um serviço.
• Consulta especialistas para obter assessoria técnica ou comercial.
• Estabelece metas e objetivos que são desafiantes e que têm significado pessoal.
• Define metas de longo prazo, claras e específicas.
• Estabelece objetivos de curto prazo, mensuráveis.
• Planeja dividindo tarefas de grande porte em sub-tarefas com prazos definidos.
• Constantemente revisa seus planos levando em conta os resultados obtidos e mudanças circunstanciais.
• Mantém registros financeiros e os utiliza para tomar decisões.
• Utiliza estratégias deliberadas para influenciar ou persuadir pessoas.
• Trabalha com pessoas-chave na posição de agentes para atingir seus objetivos.
• Age para desenvolver e manter relações comerciais.
• Busca autonomia em relação a normas e controles de terceiros.
• Mantém seu ponto de vista mesmo diante da oposição ou de resultados inicialmente desanimadores.
• Expressa confiança na sua própria capacidade de completar uma tarefa difícil ou de enfrentar um desafio.
Fonte: Sebrae