11 de jan. de 2012

Perfil do Empreendedor

O perfil de quem faz, ou pretende fazer a diferença ao abrir um novo negócio

•    O empreendedor faz o que deve ser feito antes de ser solicitado ou forçado pelas circunstâncias.

•    Age para expandir o negócio a novas áreas, produtos ou serviços.

•    Aproveita oportunidades fora do comum para começar um negócio, obter financiamentos, equipamentos terrenos, local de trabalho ou assistência.

•    O empreendedor avalia alternativas, calcula riscos deliberadamente.

•    Age para reduzir os riscos ou controlar os resultados.

•    Coloca-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados.

•    O empreendedor encontra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rápidas ou mais barato.

•    Age de maneiras a realizar ações, serviços e produtos que satisfaçam ou excedam padrões de excelência.



•    Desenvolve procedimentos para assegurar que o trabalho seja determinado a tempo e que atenda a padrões de qualidade previamente combinados.

•    O empreendedor age diante de um obstáculo significativo.

•    Age repetidamente ou muda de estratégia a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstáculo.

•    Assume responsabilidade pessoal pelo desempenho necessário para atingir metas e objetivo.

•    O empreendedor faz um sacrifício pessoal ou despende um esforço extraordinário para complementar uma tarefa.

•    Colabora com empregados ou se coloca no lugar deles, se necessário para terminar um trabalho.

•    Se esmera em manter os clientes satisfeitos e coloca em primeiro lugar a boa vontade a longo prazo, acima do lucro a curto prazo.

•    O empreendedor dedica-se pessoalmente a obter informações de clientes, fornecedores ou concorrentes.

•    Investiga pessoalmente como fabricar um produto ou fornecer um serviço.

•    Consulta especialistas para obter assessoria técnica ou comercial.

•    Estabelece metas e objetivos que são desafiantes e que têm significado pessoal.

•    Define metas de longo prazo, claras e específicas.

•    Estabelece objetivos de curto prazo, mensuráveis.

•    Planeja dividindo tarefas de grande porte em sub-tarefas com prazos definidos.

•    Constantemente revisa seus planos levando em conta os resultados obtidos e mudanças circunstanciais.

•    Mantém registros financeiros e os utiliza para tomar decisões.

•    Utiliza estratégias deliberadas para influenciar ou persuadir pessoas.

•    Trabalha com pessoas-chave na posição de agentes para atingir seus objetivos.

•    Age para desenvolver e manter relações comerciais.

•    Busca autonomia em relação a normas e controles de terceiros.

•    Mantém seu ponto de vista mesmo diante da oposição ou de resultados inicialmente desanimadores.

•    Expressa confiança na sua própria capacidade de completar uma tarefa difícil ou de enfrentar um desafio.

Fonte: Sebrae
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