Mudar de cargo, passando de uma gerência intermediária para um cargo executivo, requer certa dose de confiança: os executivos devem tomar decisões-chave e de grande alcance, muitas vezes com informação e tempo limitados, e, ainda, convencer os outros a executar tais decisões. Segurança em si é imprescindível. Para aqueles que se encontram nesta situação, sejam homens ou mulheres, a boa notícia, segundo a americana Becky Blalock, autora do livro “Dare: Straight Talk on Confidence, Courage, and Career for Women in Charge”, é que confiança a gente aprende, como qualquer outra habilidade no meio corporativo. Ela listou, em artigo publicado no The Wall Street Journal, dez dicas que ajudam o profissional a ser mais confiante. São elas:
1. Quando tiver dúvidas, aja — Esta é a grande diferença entra água que corre e água estancada, afirma Becky. Quando a pessoa está estagnada, as dúvidas e inseguranças começam a fervilhar. O temor de fracassar pode nos paralisar, já que quase sempre exageramos com relação às consequências. Construa sua confiança ao passar para a ação.
2. Saia da zona de conforto todos os dias — Se não expandirmos nossas zonas de conforto, vamos ficar parados no mesmo lugar. Desafie e melhore seu perfil de forma constante, e se sentirá fazendo coisas novas, tendo novos desafios. Assim, vai conseguir estabelecer sua identidade como uma pessoa que assume riscos, perante a você mesmo e aos demais. Cada nova tarefa que tentar cumprir, soma pontos em sua base de conhecimentos e habilidades. Esta é a base para qualquer carreira de sucesso.
3. Coloque o foco nas outras pessoas — Começa a prestar atenção nos outros, ao invés de colocar o foco apenas em si mesmo. Faça perguntas. Mude o rumo das conversas de modo a encontrar uma conexão com o outro. Seja generoso com elogios, e se ofereça para ajudar seus colegas quando for possível. Procure tratar melhor os outros para que o vejam com outros olhos.
4. Cultive relações com mentores — Seus conselhos e os contatos são de valor inestimável, e o ajudarão a tomar as melhores decisões sobre as oportunidades que surgem através de uma avaliação objetiva das vantagens e desvantagens de cada proposta. Assim, estará muito mais disposto a assumir riscos, sabendo que há pessoas que o apoiam e irão ajudá-lo a se recuperar caso fracassem de alguma forma.
5. Dirija-se a você mesmo com confiança — É difícil se sentir confiante se alguém o critica o tempo todo. E é pior ainda se a pessoa negativa é você mesmo. Observe como você "se trata". É em um tom amigável? Se a resposta for não, é hora de mudar.
6. Elimine pessoas negativas de sua rede profissional — Você deve solicitar e receber críticas construtivas, caso queira crescer como profissional e indivíduo. Mas sabe-se que algumas pessoas nunca serão felizes com relação ao trabalho ou com a vida. Por isso, é um desperdício de tempo tentar convencê-los de que vale a pena. Além disso, as perspectivas sobre a vida amarga é contagiosa. Aprenda a identificar essas pessoas rapidamente, se afaste e siga em frente.
7. Cuide de sua saúde. Arranje tempo para se exercitar e descansar — Seu corpo deve estar fisicamente pronto para enfrentar desafios.
8. Faça o trabalho de casa — Acompanhe as últimas notícias ao seu setor e conheça a sua empresa e o departamento em que atua. Se você tem uma tarefa difícil pela frente, prepara-se e pratique mentalmente. Nada gera mais confiança do que o conhecimento e a preparação.
9. Observe sua linguagem corporal — Sua postura e aparência geral afetam o seu estado mental, a forma como os outros o percebem e, em contrapartida, como eles respondem à sua presença. Se você quer ser um líder, diz Becky, deve se vestir e agir como tal. Levante-se e sente-se ereto, faça contato visual e lembre de sorrir. Use o “dress code” apropriado a seu segmento de atuação. Elimine os sinais reveladores de tensão, tanto nos movimentos como na postura, como braços e pernas cruzadas, ombros curvados e respiração entrecortada.
10. Seja grato a cada dia — Em um estudo recente sobre o que as pessoas de sucesso fazem na primeira hora do dia, a resposta número 1 era passar tempo pensando sobre as coisas que você tem a agradecer. Comece o seu dia agradecendo suas conquistas na vida, destaca a autora, pois isso aumentará as chances de enfrentar os desafios do dia com a perspectiva correta, positiva.
Fonte: O Globo - Gazeta On Line - Autor: Yasmin de Sá