18 de mai. de 2014

10 dicas para se tornar mais confiante no trabalho

Profissionais costumam se sentir inseguros ao assumir novas tarefas ou cargos
Mudar de cargo, passando de uma gerência intermediária para um cargo executivo, requer certa dose de confiança: os executivos devem tomar decisões-chave e de grande alcance, muitas vezes com informação e tempo limitados, e, ainda, convencer os outros a executar tais decisões. Segurança em si é imprescindível. Para aqueles que se encontram nesta situação, sejam homens ou mulheres, a boa notícia, segundo a americana Becky Blalock, autora do livro “Dare: Straight Talk on Confidence, Courage, and Career for Women in Charge”, é que confiança a gente aprende, como qualquer outra habilidade no meio corporativo. Ela listou, em artigo publicado no The Wall Street Journal, dez dicas que ajudam o profissional a ser mais confiante. São elas:

1. Quando tiver dúvidas, aja — Esta é a grande diferença entra água que corre e água estancada, afirma Becky. Quando a pessoa está estagnada, as dúvidas e inseguranças começam a fervilhar. O temor de fracassar pode nos paralisar, já que quase sempre exageramos com relação às consequências. Construa sua confiança ao passar para a ação.

2. Saia da zona de conforto todos os dias — Se não expandirmos nossas zonas de conforto, vamos ficar parados no mesmo lugar. Desafie e melhore seu perfil de forma constante, e se sentirá fazendo coisas novas, tendo novos desafios. Assim, vai conseguir estabelecer sua identidade como uma pessoa que assume riscos, perante a você mesmo e aos demais. Cada nova tarefa que tentar cumprir, soma pontos em sua base de conhecimentos e habilidades. Esta é a base para qualquer carreira de sucesso.

3. Coloque o foco nas outras pessoas — Começa a prestar atenção nos outros, ao invés de colocar o foco apenas em si mesmo. Faça perguntas. Mude o rumo das conversas de modo a encontrar uma conexão com o outro. Seja generoso com elogios, e se ofereça para ajudar seus colegas quando for possível. Procure tratar melhor os outros para que o vejam com outros olhos.

4. Cultive relações com mentores — Seus conselhos e os contatos são de valor inestimável, e o ajudarão a tomar as melhores decisões sobre as oportunidades que surgem através de uma avaliação objetiva das vantagens e desvantagens de cada proposta. Assim, estará muito mais disposto a assumir riscos, sabendo que há pessoas que o apoiam e irão ajudá-lo a se recuperar caso fracassem de alguma forma.

5. Dirija-se a você mesmo com confiança — É difícil se sentir confiante se alguém o critica o tempo todo. E é pior ainda se a pessoa negativa é você mesmo. Observe como você "se trata". É em um tom amigável? Se a resposta for não, é hora de mudar.

6. Elimine pessoas negativas de sua rede profissional — Você deve solicitar e receber críticas construtivas, caso queira crescer como profissional e indivíduo. Mas sabe-se que algumas pessoas nunca serão felizes com relação ao trabalho ou com a vida. Por isso, é um desperdício de tempo tentar convencê-los de que vale a pena. Além disso, as perspectivas sobre a vida amarga é contagiosa. Aprenda a identificar essas pessoas rapidamente, se afaste e siga em frente.

7. Cuide de sua saúde. Arranje tempo para se exercitar e descansar — Seu corpo deve estar fisicamente pronto para enfrentar desafios.

8. Faça o trabalho de casa — Acompanhe as últimas notícias ao seu setor e conheça a sua empresa e o departamento em que atua. Se você tem uma tarefa difícil pela frente, prepara-se e pratique mentalmente. Nada gera mais confiança do que o conhecimento e a preparação.

9. Observe sua linguagem corporal — Sua postura e aparência geral afetam o seu estado mental, a forma como os outros o percebem e, em contrapartida, como eles respondem à sua presença. Se você quer ser um líder, diz Becky, deve se vestir e agir como tal. Levante-se e sente-se ereto, faça contato visual e lembre de sorrir. Use o “dress code” apropriado a seu segmento de atuação. Elimine os sinais reveladores de tensão, tanto nos movimentos como na postura, como braços e pernas cruzadas, ombros curvados e respiração entrecortada.

10. Seja grato a cada dia — Em um estudo recente sobre o que as pessoas de sucesso fazem na primeira hora do dia, a resposta número 1 era passar tempo pensando sobre as coisas que você tem a agradecer. Comece o seu dia agradecendo suas conquistas na vida, destaca a autora, pois isso aumentará as chances de enfrentar os desafios do dia com a perspectiva correta, positiva.

Fonte: O Globo - Gazeta On Line - Autor: Yasmin de Sá

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