- Os materiais escolares estão 10% mais caros este ano (ou mais), então se você sabe o valor do dinheiro não tenha vergonha de pedir orçamentos, pesquisar e pedir descontos, principalmente se for à vista.
- O ideal é estocar alguns materiais fora do período de volta às aulas, pois nesta época os preços sobem, mas se você não fez isto então corra e não deixe para última hora ou então correrá o risco de não encontrar alguns itens da lista.
- Levar o filho às compras pode ser sinônimo de aborrecimento ou gastos excessivos, mas é importante perguntar suas preferências antes de sair. Não estou dizendo para você comprar tudo o que o seu filho quer e nem comprar algo que não caiba em seu orçamento, mas sabendo do gosto do dele, você poderá comprar algo que seja um pouco parecido com o que ele quer, nem que seja a cor, já que quem usará o material o ano todo será ele.
- A internet é uma boa opção de compra, pois, além de ser mais cômodo, os produtos costumam ser mais baratos do que nas lojas. É uma boa opção também para quem gosta de comprar com a criança, pois você pode explicar com calma o que pode ser comprado ou não.
- Selecione os itens mais importantes da lista para comprar primeiro, pois assim não correrá o risco de esquecer algo importante. Caso tenha dúvidas, pergunte diretamente na escola, pois talvez alguns materiais possam ser entregues no decorrer do ano.
- Compre a maior parte do material em uma única loja para conseguir um maior desconto.
- Promoções são bem vindas, mas cuidado para não pagar pelo desconto com as compras de outros produtos com valores mais caros.
- Se você precisa poupar dinheiro tente reaproveitar livros didáticos e uniformes escolares. Pergunte se os alunos do ano passado estão repassando os livros didáticos, pois poderá economizar muito na compra de segunda mão.
- Atenção na qualidade dos materiais escolares. Sendo bem sincera agora, devo dizer: lápis de escrever e lápis de cor defeituosos são praticamente inúteis, pois quebram a ponta o tempo todo; canetas ruins não duram nem um mês; apontadores sem corte não prestam e massa de modelar de qualidade duvidosa não dura uma semana. Nem sempre o produto mais barato é vantagem, e nem todos os produtos de marcas famosas e caras são de qualidade, então converse com outras mães ou alguém que conheça os produtos, sem que estejam interessados na comissão da compra.
Fonte: Erica Bosi - Site Educasempre