Verifique quantas pessoas irão na sua casa, para você não mensurar errado a quantidade, tanto para cima quanto para baixo.
Compare preços em supermercados, a variação destes é enorme nesta época.
Substitua o peru por outras aves. Um bom prato decorado substitui bem o peru de Natal.
Faça uma mesa com muitas frutas nacionais e da época. além de ficar muito bonito é muito mais econômico que frutas importadas. Frutas naturais, porém, não devem ser compradas com tanta antecedência, pois estragam logo.
Faça orçamento dos produtos que irá comprar para a ceia. Geralmente os produtos natalinos tendem a aumentar de preço nesta época. O peru e o chester sobem em média 10%.
Se você receberá muitas pessoas em sua casa, faça um jantar compartilhado onde cada um levará um prato. Esta solução é bom para todo mundo.
![Economize nas festas](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOueN_401FFJ0NNDSHC2j8ZcDi1LuJ1IF0SC1qwi8uhqfPgixhpsG2x028Dh76Xf3clTFIO4uey4_V0YcGg1b6p_5zNcJllVKJMtAl1iDjobtKJX8FIhzabrz06d1HPDqhIxp2auHDxck/s320/compras+de+natal.jpg)
Nessa época uma boa sobremesa é o picolé, barato, gostoso, refrescante e tem um efeito visual interessante quando colocado arrumado em uma bandeja. As crianças amam.
As bebidas devem ser colocadas previamente para evitar de perto da hora você colocar a geladeira para trabalhar muito.
Frutas secas, como uvas-passas, damasco e ameixa não estragam tão rapidamente. Por isso, podem ser adquiridas com antecedência. O mesmo vale para oleaginosas, como amêndoas, nozes e castanhas.