8 de set. de 2012

Como Fazer Dinheiro na Net com o Google

A internet abriu um mar de possibilidades para as mentes empreendedoras. Além de ajudar quem já tem um negócio estabelecido, a rede pode dar chance para quem é capaz de vislumbrar oportunidades.

Os números comprovam o sucesso do comércio na internet: só em 2011 o setor de e-commerce faturou R$ 18,7 bilhões. Os dados são da empresa e-bit, especializada no segmento.

Criado em 1998, o Google é uma prova do sucesso de um negócio surgido totalmente na internet. Atualmente, o gigante das buscas tem mais de 26 mil funcionários espalhados pelo mundo e dá dicas para quem está começando no mundo online.


Confira dez dicas do próprio Google para consagrar o seu negócio online:

1 – Comece pelo mais importante: encontrar o público consumidor é essencial para qualquer negócio dar certo. Pense se você pretende atender o seu bairro, o país ou clientes no mundo todo. Após definir o foco, planeje de maneira coerente e lógica a sua comunicação. Tudo é relevante desde cartões de visita, aspecto das lojas, linguagem visual e conteúdo do site.

2 – Marque território na internet: todo negócio que se preze precisa de um site na internet. A dica é criar sua página e organizar as informações de maneira atraente e clara. Use conteúdo multimídia e destaque ofertas especiais para converter visitas em vendas. Há ainda serviços como o Conecte seu Negócio que oferecem hospedagem e registro de páginas na web gratuitamente.

3 – Entre no mapa: cadastrar seu negócio no Google Maps facilita a vida dos clientes que estão procurando por serviços na sua área. Além disso, é possível cadastrar informações como endereço, horário de funcionamento, fotos e até divulgar promoções.



4 – Vale a pena pensar na publicidade online: avaliar as opções de compra é um hábito comum dos usuários na internet. Por este motivo, não há como negar: estar bem colocado nas pesquisas dá visibilidade ao seu negócio. O Google AdWords trabalha com campanhas de palavras-chave e você só paga pelos cliques e visitas à sua página.

5 – Aposte alto nas redes sociais: estar presente em plataformas como Google+, Facebook e Twitter aumenta sua interação com os consumidores. No Brasil, 90% dos usuários estão nas redes sociais. Ficar ligado nestas ferramentas permite avaliar a reação instantânea ao lançamento de produtos, campanhas e promoções.

6 – Aposte em conteúdo interativo: o YouTube já é a segunda maior plataforma de busca do mundo, segundo dados do Google. Colocar demonstrações de seus produtos e criar campanhas de publicidade, que podem ser visualizadas antes dos vídeos postados no serviço.

7 – Avalie os resultados: comparar a quantidade de usuários que acessa o seu site e verificar o comportamento deles permite corrigir erros e aumentar o número de visitas, contatos e vendas. Uma boa dica é cadastrar seu endereço no Google Analytics e trocar experiências na comunidade Adwords.

8 – Fique por dentro das tendências: na ferramenta Insights for Search você pode acompanhar o que os consumidores estão procurando na rede. A dica é essencial para saber quem deseja investir. Um dono de uma floricultura, por exemplo, pode comparar as buscas por tulipas e bromélias para saber qual está sendo mais procurada.
9 – Invista na sua credibilidade online: o boca a boca na internet é bastante intenso. Estar bem cotado nas redes sociais é uma forma de endossar seu conteúdo publicamente. Uma das formas de ter este reconhecimento é instalando o botão +1, que incentiva o engajamento dos consumidores satisfeitos com sua marca.

10 – Esteja disponível: de maneira geral, os consumidores procuram por negócios próximos de suas casas. Por isso, colocar o seu restaurante, bar, comércio no Google Places é uma forma deixar seu estabelecimento mais visível para os usuários do Google Maps e Google+.

Fonte: Site R7 - Página Ciência e Tecnologia
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